Com origem em tempos remotos o biscoito que já chegou a ser uma iguaria hoje é um alimento muito popularsendo destaque no café da tarde dos brasileiros

Seja uma receita transmitida de geração em geração, um segredo culinário compartilhado por um amigo querido ou já prontinho nas gôndolas do BigLar, os biscoitos têm um lugar especial no coração e na mesa dos brasileiros. Chamados carinhosamente de biscoito em algumas regiões e de bolacha em outras, essas delícias são mais do que simples lanches; são cápsulas do tempo que evocam lembranças e sentimentos.

Mas é no café da tarde que os biscoitos se transformam em verdadeiros protagonistas. Não são apenas saborosos, mas também um espetáculo visual, com suas formas e cores variadas que enchem os olhos. Imagine um biscoito amanteigado acompanhando um café expresso forte, ou talvez biscoitos de polvilho leves e crocantes ao lado de um chá de frutas cítricas. Cada combinação não só realça os sabores, mas também cria uma experiência única.

Nas casas brasileiras, os biscoitos se fazem presentes de maneiras diversas: desde aqueles práticos e sempre à mão até as receitas especiais, preparadas com carinho para ocasiões especiais. Segundo a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados), em 2023, impressionantes 80% dos adultos brasileiros consumiram algum tipo de biscoito regularmente, seja diariamente ou ao menos uma vez por semana. Este dado não apenas sublinha a popularidade dessas guloseimas, mas também destaca o papel central que ocupam na cultura e nos hábitos alimentares do país.

biscoitos

Vem de tempos passados

A origem do biscoito tem histórias bem antigas. A primeira seria de que teriam surgido com os homens que viviam em cavernas. Na época, eles consumiam os grãos triturados com os dentes, somente após um tempo passaram a amassá-los e a misturar a massa seca com água.

Outra versão é que teria se originado no Egito antigo, onde existia o consumo de bolachas secas adocicadas com mel. O biscoito era considerado uma iguaria e consumido pelos nobres. Ele também fez parte das missões portuguesas em alto-mar, sendo um alimento importante para os tripulantes. Acredita-se que cada membro da tripulação consumia cerca de 400 gramas de biscoito por dia.

Já em relação ao nome, a palavra biscoito tem origem francesa. É uma fusão dos termos franceses “bis” e “coctus”, que significa cozido duas vezes. Como os viajantes tinham que carregar seus próprios alimentos, esses tinham que ser cozidos duas vezes para ficarem mais úmidos e durarem mais, daí o nome.

biscoitos

Para todos os gostos

Chocolate, canela, gengibre, polvilho e goiabada fazem parte dos muitos sabores que existem. Além dos sabores, outras características  que diferem os biscoitos são texturas e estilos, desde os macios aos mais crocantes, os recheados e os sem recheio.

Com toda essa diversidade, não vão faltar opções na hora de montar sua mesa de café da tarde. Eles podem ser servidos com café, chocolate quente ou um chá. Mas o que combina com o quê?

As receitas de biscoitos podem ir desde as mais clássicas, como o biscoito champagne por exemplo, às mais elaboradas. As preferências variam de acordo com os lugares do mundo.

Champagne: um dos mais clássicos, esse biscoito foi criado na corte francesa durante o reinado de Catarina de Médici. Sua receita é inspirada em um típico biscoito da cidade de Reims (na região de Champagne), que costumava ser mergulhado no espumante que leva o nome da região.

Savayers ou ladyfingers: versão britânica do biscoito champagne francês, costumam ser consumidos no Reino Unido durante o chá da tarde, momento que geralmente conta com biscoitos na mesa.

Gengibre: um dos sabores mais comuns do Reino Unido, junto com savayers ou ladyfingers, também é normalmente consumido no chá da tarde.

Biscoitos doces recheados ou com cobertura: são uma boa opção para harmonizar a doçura com o amargo do café.

Amanteigados: têm uma textura que derrete na boca, quando combinados com o café trazem uma sensação de suavidade, também vão muito bem com chá.

Biscoitos de arroz: ideais para quem busca uma alimentação saudável.

Biscoitos de polvilho: são uma das melhores opções para quem busca um sabor caseiro.

Biscoitos de fubá: ficam bem junto com o chocolate quente.

Apreciados em muitos países, os biscoitos trazem várias sensações. Para quem vai se deliciar com eles, sejam quais forem os sabores, sentimentos como: aconchego, lembranças de momentos especiais e muito mais podem ser despertados através de uma receita.

biscoitos de polvilho