Sobremesa queridinha o brownie é uma espécie de bolo de chocolate surgido nos Estados Unidos e que ganhou fãs no mundo inteiro

A crocância de uma casquinha seguida de uma sensação cremosa é o que sentimos ao saborear um brownie. Deliciosos, eles são uma espécie de bolo de chocolate com sabor bem acentuado e massa densa. A sobremesa, que é sempre servida em pedaços, surgiu nos Estados Unidos e caiu nas graças do mundo inteiro, inclusive dos brasileiros.

Cinco ingredientes compõem sua receita tradicional: açúcar, chocolate, manteiga, farinha e ovos. É uma indicação de preparo que, simplificada, trata-se de um bolo de chocolate que não cresce, já que não leva fermento na massa.

brownie tradicional

Dos Estados Unidos para o mundo

Não se sabe quando ou como o brownie apareceu, mas o certo é que foi nos Estados Unidos, com várias versões sobre como tudo começou. No livro “Larousse Gastronomique”, o enciclopédico Prosper Montagné diz que a sobremesa apareceu pela primeira vez em 1896. Outras histórias são atribuídas à origem da receita. Muitos acreditam que Bertha Palmer, mulher do dono do Palmer House Hotel, teria pedido que o chef inventasse uma nova sobremesa de chocolate para a Exposição Colombiana de 1893.

Outra versão contada é a de que uma dona de casa criou o brownie ao inventar uma sobremesa prática para servir a visitas inesperadas, usando os ingredientes que encontrou na despensa. E mais uma lenda sobre o brownie é aquela de que o doce teria surgido do erro de um padeiro desatento em Chicago, que ao preparar um bolo de chocolate, esqueceu-se de acrescentar o fermento.

Também existe a teoria de que o nome brownie seja uma junção de brown (cor marrom, em inglês), por causa do tom achocolatado que é um dos traços característicos do doce, com cookie, um tipo de biscoito pequeno, típico da América do Norte, e que já fazia sucesso nos lares estadunidenses.

brownie de tapioca

Sabor para todos os gostos

Com a aparência de um bolo achatado e uma casquinha fina por cima, uma das características do brownie é o sabor acentuado de cacau. Com o passar do tempo, a receita da sobremesa sofreu modificações, principalmente em relação à quantidade de chocolate na massa.

Algumas características diferenciam o brownie e o bolo de chocolate normal. Enquanto os bolos são mais fofos e leves, os brownies têm uma superfície crocante e interior bem úmido. Além disso, neles o sabor do cacau é mais forte e a massa é mais densa devido à quantidade de chocolate presente na receita.

Com o tempo, surgiram novas versões de brownies com diferentes ingredientes. A massa frequentemente é enriquecida com nozes, castanhas, frutas secas, confeitos e frutas. Também existem receitas com sabores variados, como doce de leite, cappuccino, chocolate branco, Nutella e café.

A forma como eles são apresentados também varia. Um exemplo são os vasos comestíveis, que nada mais são que brownies modelados em formato de vaso, recheado com mousse de chocolate e migalhas de biscoitos dentro. Há, ainda, os minibrownies burgers, que são “hambúrgueres” feitos com brownies e recheios de creme branco ou colorido. Outra maneira é servi-los em taças, em que eles vêm acompanhados com frutas e chantilly.

O brownie também se tornou base para outras sobremesas, como sundae de brownie, brownie com sorvete, brownie cheesecake e brownie em formato de cupcakes, o que permite que ele seja adaptado de acordo com as preferências e a criatividade de cada confeiteiro.

Saborosos e práticos, os brownies se destacam tanto pelo sabor quanto pela versatilidade nas formas de apresentação, seja na mesa ou na mão. Com uma receita base que permite diversas variações sem perder a essência, eles oferecem uma infinidade de possibilidades para os apreciadores dessa sobremesa.

Brownie com Morango e Sorvete de Creme