Ótimos para diferentes ocasiões drinks à base de chocolate podem ganhar combinações com os mais variados destilados

Em seus múltiplos formatos e sabores, os chocolates são queridinhos dos brasileiros e os números de vendas confirmam isso. Em 2022, cerca de 1,75 bilhão de itens desse alimento foram vendidos entre janeiro e setembro, segundo um estudo encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), e realizado pela Kantar.

Apesar de todo o sucesso do chocolate no Brasil, muitas pessoas ainda não experimentaram drinks que levam esse ingrediente em sua composição. A combinação dos derivados do cacau com as bebidas alcoólicas pode até parecer inusitada, mas, segundo o Mestre Derivan, conhecido como o barman mais famoso do Brasil, o chocolate é um alimento “amplamente usado hoje por bartenders de todo o mundo – seja em receitas de coquetéis, no preparo de infusões, etc”.

Não é apenas o paladar agradável, porém, que faz com que os derivados do cacau sejam opções interessantes para a criação de drinks; eles são superversáteis e podem ser feitos de diferentes maneiras, com os mais variados destilados. Para comemorar o Dia Mundial do Chocolate, celebrado em 7 de julho, o BigLar revela algumas curiosidades sobre os coquetéis que são feitos a partir dessa iguaria tão amada no Brasil, e também traz receitas fantásticas para você fazer um drink delicioso em casa! 

Como são os drinks com chocolate?

 Hoje em dia, é comum encontrar várias combinações de bebidas alcoólicas com diversos licores de cacau, e o Meste Derivan cita alguns dos drinks clássicos com esse ingrediente e que já caíram no gosto de muitos brasileiros, como o “Alexander”, o “Silk Stocking” e o “Meia de Seda”. 

Para além dos licores de cacau, o chocolate pode ser inserido nos coquetéis de múltiplas maneiras, seja “em pedaços, em pó, em lascas ou líquido (quente ou frio)”. O Mestre Derivan explica que essa variedade acontece porque o ingrediente “é muito versátil em coquetéis”. Não à toa, esse alimento funciona em drinks secos (dry), doces, amargos e refrescantes (long drinks).

Ainda, são muitas as bebidas alcoólicas que podem acompanhar os derivados do cacau: “Os destilados que mais combinam com o chocolate são a cachaça, o rum, o conhaque, o whisky, o vinho do porto, além dos vários licores”, afirma o barman mais famoso do Brasil. 

 

Sensações cores e sabores

O que considerar ao fazer o coquetel?

Os drinks à base de chocolate são fáceis de preparar e ótimos para agradar aos diferentes paladares devido à sua versatilidade. Segundo o Mestre Derivan, “podemos provocar uma experiência [gustativa] maravilhosa com pequenos pedaços de chocolate meio amargo combinados com um Single Malt Scotch Whisky ou com uma cachaça envelhecida em barris de madeira amburana”.

No entanto, o Mestre Derivan alerta que o importante antes de misturar os elementos de um drink à base de chocolate é pensar em qual situação ele será consumido: “Para cada momento, existe um coquetel”. 

Segundo explica o barman, os “coquetéis aperitivos”, servidos antes das refeições, são “secos, levemente amargos e ácidos para ajudar a despertar a sensibilidade do apetite”. Já os refrescantes, que são consumidos, em geral, em momentos de descontração e lazer, “apresentam-se com baixos teores alcoólicos, e são ricos em sabores e cores”.

Existem, ainda, os coquetéis digestivos, que são servidos após as refeições para “ajudar na digestão dos alimentos”. Normalmente, eles “são feitos de destilados e licores”, e são “doces”. E vale lembrar que existem receitas de drinks com chocolate secos, amargos, refrescantes e doces. Para escolher a opção ideal, basta apenas considerar o momento que esse coquetel será consumido e decidir por uma combinação que mais agrada.

Sensações cores e sabores