Ingredientes

1,5 kg de bacalhau cozido
700 g de batatas descascadas
1/2 alho-poró picado
1 cebola picada
3 dentes de alho esmagados
100 g de azeitonas pretas picadas
1 maço de salsinha picada
200 ml de creme de leite fresco
300 ml de Azeite extravirgem
2 claras de ovo
50 g de farinha de rosca
Sal e Pimenta-do-reino

Modo de Preparo

1.Ferva 2 litros de água com azeite e sal e pré-cozinhe as batatas por cerca de 8 a 10 minutos para ficar levemente duras. Retire da água e resfrie.
2.Rale a batata e reserve. Em uma panela com um fio de azeite, refogue a cebola e o alho-poró, em seguida, o alho e adicione as azeitonas picadas.
3.Adicione o bacalhau cozido e refogue por 5 minutos. Adicione o creme de leite e coloque a salsinha picada, desligue o fogo e reserve.
4.Em uma vasilha, adicione a batata ralada, as claras de ovo, o restante do bacalhau e tempere com pimenta-do-reino. Misture até que se forme uma massa, espere gelar por 30 minutos (Se necessário, adicione um pouco de azeite). Molde discos e passe rapidamente pela farinha de rosca.
5.Em uma frigideira com azeite, coloque um ramo de alecrim e acrescente os discos. Sele até ficarem dourados. Em um prato sirva com azeite o Rosti de bacalhau a gosto.
Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.