Acozinha sempre foi um espaço de afeto e acolhimento para Helen Marini, proprietária da marca infantil Aurora Bebê, mas foi quando saiu de sua casa, no interior do Mato Grosso, para fazer faculdade em Cuiabá, é que a culinária conquistou espaço cativo na vida dela. A saudade dos sabores familiares foi o maior incentivo para que começasse a cozinhar e tentasse replicar tanto os pratos de sua mãe, que faziam falta no dia a dia longe da cidade natal, quanto o carinho que o momento da refeição representava na casa dela.
“Sentia falta da comida de casa, que minha mãe fazia, e com o passar do tempo fui arriscando fazer os pratos, por fim acabava reunindo as amigas da faculdade, que também moravam sozinhas.”
Para Helen, que hoje tem uma rotina intensa conciliando os negócios com a vida familiar, a comida tem o poder de conectar pessoas e ser um momento de alívio em meio à agitação do cotidiano.“Cozinhar é a minha demonstração de amor e cuidado com as pessoas que amo. Por meio da culinária, existem muitos momentos que ficam pra sempre na memória, curto cada um deles, desde a escolha minuciosa dos ingredientes até o capricho na hora de servir”, ela comenta.
Com os leitores desta edição da revista do BigLar, Helen Marini compartilhou um dos pratos favoritos de sua família: salmão ao molho de nata com tomate e espinafre. A escolha não se resume apenas ao sabor cheio de nuances e ao toque de frescor dos limões-sicilianos, mas também à conexão emocional que representa para a empresária, já que a receita é presença confirmada à mesa nos almoços de domingo em família e em momentos especiais.
Você sabia?
Ingrediente essencial na receita de hoje, o limão-siciliano, que apesar do nome é originário da Ásia e não da região italiana da Sicília, é o limão original. Os populares limão-taiti e o limão-cravo, muito populares no Brasil, são espécies de limas, frutas muito mais ácidas se comparadas ao limão e com mais suco.