Principal cidade canadense é conhecida por ter uma expressiva variedade cultural,
refletida na gastronomia

Apesar de ser gigante em território, sendo o segundo maior país do mundo, a maioria da população de 39 milhões de habitantes do Canadá está concentrada na região sul do país, próxima à fronteira com os Estados Unidos. A cidade com maior destaque é Toronto, a mais populosa, com quase 3 milhões de residentes. Ela fica a cerca de 800 km de Nova York e a apenas 231 km de Detroit, duas das cidades de maior destaque nos EUA.
A principal característica de Toronto é a pluralidade de culturas. Aproximadamente 50% da população da metrópole é composta por imigrantes: são mais de 200 grupos étnicos que falam mais de 180 dialetos. O inglês é a língua predominante, mas é possível ouvir todo tipo de sotaque. Inclusive, o português é mais comum do que o próprio francês, que também é uma das línguas oficiais do Canadá.
A diversidade da principal cidade canadense é refletida na gastronomia. São diversos bairros com nomes que fazem referência a outros países, como Little Italy e Chinatown. Isso faz com que seja possível conhecer a gastronomia dos quatro cantos do mundo em uma única cidade.

St. Lawrence Market

Mercado St. Lawrence

O St. Lawrence Market é o mercado mais tradicional de Toronto, apresentando sabores tanto do Canadá quanto de outras partes do mundo. Instalado em um prédio de 1851 no centro, a atração conta com mais de 70 lojas e estandes, incluindo restaurantes, cafeterias, confeitarias e açougues. O mercado opera em duas unidades: Norte e Sul.
Uma das principais atrações do St. Lawrence e da culinária canadense é o sanduíche chamado Peameal Bacon, apreciado pelo seu sabor único e pela textura suculenta. Ele é um tipo de bacon não defumado, feito de lombo de porco sem gordura e enrolado em farinha de milho, com sabor levemente adocicado e uma crosta crocante após cozido.
O sanduíche vem no tradicional pão de hambúrguer, com duas fatias de lombo canadense e tempero especial (é possível pedir para acrescentar queijo). O prato é normalmente consumido no café da manhã. No St. Lawrence Market, a padaria Carousel Bakery é a mais visitada por turistas que desejam provar o Peameal Bacon. Além de sanduíche, ele pode ser usado como acompanhamento em outros pratos.
Outros destaques incluem o fast-food de frutos do mar do Buster’s Sea Cove e o tradicional churrasco português da banca Churrasco’s. O mercado ainda conta com uma gama de produtos locais e importados, com mais de 600 tipos de queijo, 400 variedades de frutas, 40 tipos de grãos de café, entre outros. Há também lojinhas de souvenir para quem quiser aproveitar o tour gastronômico.

Peameal Bacon

Sabor que te deixa no céu

Um dos principais pontos turísticos de Toronto é a CN Tower, uma torre de 350 metros de altura. No local, além de uma vista incrível da cidade, é possível desfrutar de uma boa refeição. Essa é a experiência que o 360 Restaurant do Observation Deck da CN Tower proporciona.
O restaurante tem preços mais elevados que outras opções em Toronto, mas é uma excelente alternativa para quem gosta da alta gastronomia. O menu conta com pratos à la carte por um preço fixo, sendo possível escolher uma combinação de dois ou três pratos.
O menu inclui carnes, cordeiro, lagosta, frutos do mar, além de vinhos e sobremesas. Outra característica interessante que envolve a experiência do restaurante é o fato de ele estar em rotação constante, levando 72 minutos para completar uma volta. Com isso, o consumidor tem uma vista diferente a cada minuto enquanto aproveita a refeição.

Cordeiro, uma das carnes servidas no 360 Restaurant do Observation Deck

 

Distillery District

Localizado na parte leste de Toronto, o Distillery District é um dos bairros mais multiculturais da cidade. Com ruas feitas com tijolinhos, o local tem uma arquitetura industrial da Era Vitoriana. É neste bairro que se encontram também algumas das melhores opções de restaurantes e bares.
O Izumi Ontario Sake é um bar especializado em saquês artesanais, a bebida milenar de origem japonesa feita com arroz e água. No local, é possível conhecer a antiga arte por trás dessa bebida, além de experimentar sabores exclusivos.
Para quem tem vontade de provar um gin canadense, o Spirit of York é uma das destilarias mais tradicionais do Distillery District. Além de degustar as bebidas, você pode conhecer mais sobre a história local, que é ligada à destilação de bebidas alcoólicas desde o século XIX.
Já para quem gosta de uma boa cerveja, a Mill Street Brewery é especializada na produção artesanal. Cercada por estruturas antigas de tijolos, a cervejaria conta com uma ampla seleção de cervejas exclusivas, sendo perfeita para quem quer aproveitar as atividades noturnas de Toronto.
Quem gosta de doces não pode deixar de conhecer a Soma Chocolatemaker. A loja conta com produção própria de diversos tipos de chocolates, sendo referência em Toronto. O sabor mais popular é o chocolate com pimenta, além do gelato. Ainda é possível encontrar cafés, biscoitos e outros doces.

Cerveja artesanal servida no Mill Street Brewery