Uma releitura brasileira de um clássico francês, com ingredientes que exaltam a riqueza da nossa terra
Há algo de mágico em reinventar tradições. Quando a simplicidade da mandioca, a rainha dos ingredientes brasileiros, encontra a sofisticação de uma técnica clássica francesa, o resultado é um prato que celebra o encontro perfeito entre cultura e sabor. Nesta receita de mil folhas de mandioca, o chef Marcelo Cotrim nos convida a mergulhar na fusão de sabores e texturas, combinando a cremosidade do queijo da Serra da Canastra com a leveza da mandioca e o frescor de um molho agridoce. Um prato que emociona pelo sabor e surpreende pela inovação.
Cotrim se inspira na clássica receita francesa pommes anna, feita originalmente com batatas, manteiga e queijo, uma combinação que já foi reinterpretada por vários chefs renomados no Brasil, como Claude Troisgros e Alex Atala. “Eu quis trazer a nossa versão, usando a mandioca como protagonista e valorizando ingredientes brasileiros”, explica Cotrim. As finas camadas de mandioca são intercaladas com manteiga e queijo da Serra da Canastra, levando ao forno para criar um mil folhas dourado e crocante por fora, mas incrivelmente macio por dentro.
O toque especial vem do molho, feito à base de mel, pimenta dedo-de-moça e limão-siciliano, que adiciona frescor e uma nota picante ao prato. “Esse molho traz um contraste interessante ao prato, equilibrando o sabor mais intenso da mandioca e do queijo com uma leve acidez e doçura”, destaca Cotrim. A combinação de sabores e texturas faz desta receita algo realmente único.
Apesar de o preparo demandar um pouco de tempo, Cotrim garante que vale a pena. “É um prato que exige paciência, principalmente na hora de firmar a mandioca na geladeira, mas o resultado final é incrível”, diz o chef. Ele sugere servir como entrada, acompanhamento ou até mesmo como prato principal para quem segue uma dieta vegetariana.
Cotrim ressalta que essa criação não só valoriza ingredientes brasileiros, mas também ressignifica uma técnica tradicional da alta gastronomia, criando um prato sofisticado e autêntico. “Reinventar a tradição com ingredientes regionais é uma forma de mostrar que a nossa cozinha tem muito a oferecer”, finaliza o chef.
sobre o chef
Marcelo Cotrim é cuiabano, formado em Gastronomia, pós-graduado em Chef de Cozinha Brasileira , indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo – SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e pelas preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do reality de gastronomia Mestre do Sabor, da rede Globo, atualmente é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.