Quem passou bastante tempo na casa da avó conhece a nostalgia do aroma de um bolinho recém-assado, que remete saudade, carinho e aconchego
Outubro é mês das crianças e com todas as comemorações que surgem ao longo desse período, reviver memórias especiais da infância fica quase inevitável. Se você cresceu no Brasil e morou perto de outros familiares ou é de uma família que adora cozinhar, com certeza se lembra de alguns pratos que eram presença garantida nos lanches da tarde e nas comemorações.
Calorosos que somos, nós, brasileiros, temos o costume de acalentar quem amamos com comida boa e uma mesa cheia de afeto, e isso está refletido nas receitas que marcam diferentes momentos da nossa vida, como a infância. Desde o cheirinho de bolinho de chuva até o sabor inesquecível do bolo de cenoura com calda de chocolate, cada prato carrega consigo histórias e memórias que passam de geração em geração.
A magia das tardes chuvosas
Durante a infância, os dias de chuva podiam até estragar a diversão ao ar livre, mas a recompensa por ficar dentro de casa para não se molhar vinha redondinha, quentinha e salpicada de açúcar.
Capaz de transformar uma tarde parada e sem novas aventuras em um momento aconchegante e cheio de alegria, o bolinho de chuva é uma das receitas mais especiais que marcou a infância de muita gente. Fácil de preparar, com variações de recheio e toques especiais, ele se destaca pela simplicidade e por combinar com um cafezinho da tarde recém-passado. Você se lembra de quando o cheirinho começava a se espalhar pela casa e você corria para a cozinha, porque sabia que aquele aroma significava uma boa notícia?
Sabores e texturas que se completam
Mais um clássico das tardes de infância, ideal para ser feito com o auxílio de pequenas mãozinhas (especialmente para raspar a calda da panela), é o bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Afinal, é difícil resistir a uma fatia de bolo fofinho, com uma camada extra de sabor e textura, que aguça todas as nossas papilas e cria o contraste perfeito entre a doçura do chocolate e o sabor fresco e suave da cenoura.
Esse é o tipo de sobremesa que agrada até aos paladares mais exigentes e sempre é uma boa pedida, seja para um aniversário em família ou para um lanche da tarde com as crianças. O bolo de cenoura é fácil de fazer, incentiva os pequenos a consumirem legumes e é uma ótima maneira de apresentar às crianças, ingredientes nutritivos de forma divertida e saborosa.
Surpresa gelada macia e docinha
Algumas sobremesas têm sua própria magia, uma delas é o bolo gelado. Cortado em quadradinhos, embrulhado em papel-alumínio e servido bem geladinho, ele é refrescante, docinho e perfeito para dias quentes ou festinhas.
Seja na versão de coco, abacaxi, pão de ló com guaraná ou outro sabor, esse bolinho é um clássico dos aniversários dos anos 90 e 2000, mas também uma ótima opção para ter na geladeira e servir como uma surpresa doce em qualquer momento. Além disso, ele é prático, já vem no tamanho ideal para consumo, dispensa o uso de prato e talher e basta abrir a embalagem para aproveitá-lo.
Vai bem doce ou salgado
Um arrozinho com feijão vai sempre bem, mas melhor ainda, é arroz-doce bem quentinho no frio, com um toque de canela, cacau ou doce de leite. Essa é uma daquelas sobremesas que são a cara do frio e tem um quê de casa de vó, porque além de fácil de fazer, é reconfortante e ideal para compartilhar com a família toda.
Essa sobremesa também pode deixar muitas pessoas nostálgicas por ser comum em comemorações escolares, como a Festa Junina e eventos comunitários, é o tipo de doce que remete a momentos tranquilos, de união e acalento.
Compartilhando sabores
Neste mês das crianças, que tal trazer essas receitas de volta à sua mesa ou dar um toque especial a elas? Além de deliciosas, elas são uma maneira de manter vivas as tradições culinárias que tanto marcaram nossas vidas e, ao preparar esses doces, também compartilhamos um pouco da nossa história e criarmos novas memórias ao lado das pessoas que amamos.