Uma receita saborosa que homenageia a região sul do Brasil e combina tradição e cultura desde a escolha dos ingredientes até o preparo do prato
A identidade de um povo pode ser traduzida de várias maneiras, principalmente se o assunto for gastronomia, considerada patrimônio imaterial por divulgar e fundir culturas por meio da comida. Pensando nisso, nesta edição, o chef Marcelo Cotrim apresentou uma criação autêntica e regional para os leitores da Revista do BigLar, combinando bife de chorizo, erva-mate, sagu e pinhão, ingredientes típicos e importantes para a culinária gaúcha. “Esse prato foi criado em homenagem à força, tradição, cultura e resiliência do povo do Sul do país, do gaúcho em especial. Eu aproveitei esse momento para através desta receita mostrar o quanto esse povo é importante, é batalhador, prima pela valorização da cultura, falando que o Brasil todo é gaúcho”, explica.
Pós-graduado em cozinha brasileira, o chef exalta a importância de valorizar a culinária regional. Por essa razão, a receita destaca os elementos representativos da tradição gastronômica gaúcha, incentivando o uso da inovação na hora de cozinhar. A utilização dos ingredientes para preparações já conhecidas, mas com texturas diferentes, estimula a criatividade, sem deixar de lado o propósito inicial da criação, que é homenagear a paixão da culinária gaúcha pela fusão dos ingredientes.
“Na concepção do prato, trouxe o bife de chorizo, uma carne que lembra muito os churrascos daquela região. Fizemos ali também um purê, com bastante cremosidade, através da infusão da erva-mate para saborizá-lo, outro ícone da cultura, e por fim, o vinagrete de sagu e pinhão, geralmente utilizados em sobremesa, criam uma textura diferente para o prato”, destaca Cotrim.
VOCÊ SABIA?
A erva-mate é uma planta oriunda da América do Sul. Há séculos é cultivada pelos povos originários que viveram na região e a transformaram em herança cultural. Seu consumo atravessou gerações e se mantém até os dias atuais de diferentes maneiras. A planta tem propriedades energéticas e medicinais, é rica em vitaminas, minerais e fibras que auxiliam na digestão e em antioxidantes, substâncias que previnem doenças e retardam o envelhecimento. Para a região Sul do país, o uso da erva no chimarrão é uma tradição que une e acolhe conterrâneos e visitantes, simbolizando amizade e hospitalidade.
sobre o chef
Marcelo Cotrim é cuiabano, formado em Gastronomia, pós-graduado em Chef de Cozinha Brasileira , indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo – SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e pelas preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do reality de gastronomia Mestre do Sabor, da rede Globo, atualmente é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.