Uma receita saborosa que homenageia a região sul do Brasil e combina tradição e cultura desde a escolha dos ingredientes até o preparo do prato

A identidade de um povo pode ser traduzida de várias maneiras, principalmente se o assunto for gastronomia, considerada patrimônio imaterial por divulgar e fundir culturas por meio da comida. Pensando nisso, nesta edição, o chef Marcelo Cotrim apresentou uma criação autêntica e regional para os leitores da Revista do BigLar, combinando bife de chorizo, erva-mate, sagu e pinhão, ingredientes típicos e importantes para a culinária gaúcha. “Esse prato foi criado em homenagem à força, tradição, cultura e resiliência do povo do Sul do país, do gaúcho em especial. Eu aproveitei esse momento para através desta receita mostrar o quanto esse povo é importante, é batalhador, prima pela valorização da cultura, falando que o Brasil todo é gaúcho”, explica.

Pós-graduado em cozinha brasileira, o chef exalta a importância de valorizar a culinária regional. Por essa razão, a receita destaca os elementos representativos da tradição gastronômica gaúcha, incentivando o uso da inovação na hora de cozinhar. A utilização dos ingredientes para preparações já conhecidas, mas com texturas diferentes, estimula a criatividade, sem deixar de lado o propósito inicial da criação, que é homenagear a paixão da culinária gaúcha pela fusão dos ingredientes.

“Na concepção do prato, trouxe o bife de chorizo, uma carne que lembra muito os churrascos daquela região. Fizemos ali também um purê, com bastante cremosidade, através da infusão da erva-mate para saborizá-lo, outro ícone da cultura, e por fim, o vinagrete de sagu e pinhão, geralmente utilizados em sobremesa, criam uma textura diferente para o prato”, destaca Cotrim.

modo de preparo Bife de chorizo